O número também veio acima da mediana das estimativas apuradas pelo Valor Data, que apontava para crescimento de 14,2% do PIB industrial no terceiro trimestre deste ano, frente aos três meses anteriores.
A indústria brasileira teve crescimento de 14,8% no terceiro trimestre deste ano, para R$ 354 bilhões, na comparação com o segundo trimestre, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com esse resultado, a indústria tem o melhor desempenho da série histórica do IBGE, iniciada em 1996.
O número também veio acima da mediana das estimativas apuradas pelo Valor Data, que apontava para crescimento de 14,2% ante os três meses anteriores.
Vale lembrar que o período foi marcado pela flexibilização das medidas de isolamento social para enfrentamento da pandemia de covid-19, que haviam provocado a paralisação de parte indústria do país, com adoção de férias coletivas e a consequente redução do ritmo de produção.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2019, o PIB da indústria caiu 0,9%, enquanto a mediana das previsões do mercado apontava para alta de 0,5%.
Comparação baixa
O PIB industrial teve um tombo de 13% no segundo trimestre, na comparação ao período imediatamente anterior.
Pela metodologia do PIB, a indústria engloba os setores manufatureiro e extrativo, além da construção civil e a produção e distribuição de energia e gás.
Fonte: Por Valor Investe – São Paulo 03/12/2020 09h20